FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

FORÇA DE EMPUXO

Ao mergulharmos um pedaço de madeira na água, ele, não afunda. A água exerce uma força vertical para cima sobre a madeira, fazendo com que ela suba até a superfície. Essa força é chamada empuxo.
A força de empuxo é exercida por um fluido qualquer, líquido ou gás, sobre um objeto que esteja mergulhado nele.
O valor da pressão no interior dos. líquidos aumenta com a profundidade.
As forças que atuam nas partes do objeto que estão mais próximas do fundo do recipiente têm um valor maior que as forças que atuam nas partes superiores do objeto. Dessa maneira, um corpo, submerso em um líquido fica sujeito a uma força resultante vertical e para cima. Essa força é o empuxo.
Qual é a condição para que um corpo flutue?
Vamos supor que um corpo é introduzido totalmente num líquido. Se, em seguida, ele é abandonado, três situações podem ocorrer: o corpo sobe à superfície, permanece onde foi deixado ou afunda. Quando o empuxo é maior do que o peso do objeto, o corpo sobe à superfície. Quando o empuxo é menor do que o peso, o corpo desce ao fundo. O corpo permanece na profundidade em que foi abandonado só quando o empuxo e o peso tiverem o mesmo valor.
O valor do empuxo é dado pelo seguinte princípio, formulado por Arquimedes: "Todo corpo imerso num líquido, fica sujeito a uma força vertical, de baixo para cima, igual ao peso do volume líquido deslocado e aplicada no centro de gravidade desse volume.
"Esse princípio também é válido para o ar (ou qualquer outro gás). Essa força é utilizada, por exemplo, para fazer subir os balões. Eles sobem porque contêm um gás menos denso que o ar, habitualmente hidrogênio, hélio ou mesmo ar quente.