FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PRINCÍPIO DE BERNOULLI

O físico suíço Daniel Bernoulli propôs um princípio para o escoamento dos fluidos, que pode ser enunciado da seguinte maneira:
"Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa".
Esse conhecimento permite-nos entender por que os aviões conseguem voar. Na parte superior da asa a velocidade do ar é maior (as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo), logo, a pressão na superfície superior é menor do que na superfície inferior, o que acaba por criar uma força de sustentação de baixo para cima.

O princípio de Bernoulli também pode ser aplicado no escoamento de líquido por um tubo de diâmetros diferentes: sendo o diâmetro da parte central do tubo menor que nas duas extremidades, o escoamento é mais rápido na região mais estreita e a pressão menor.
É este o princípio do medidor de venturi; um dispositivo que permite calcular a velocidade de um fluido em um tubo horizontal, por meio da diferença de pressão nos tubos verticais.Uma bola que foi atirada girando, segue uma trajetória curva.

Exemplo: a bola, girando em sentido horário, arrasta o ar adjacente em sua volta. Na parte de cima da bola, esta corrente de ar desloca-se no mesmo sentido da corrente criada pelo movimento da bola para a frente; na parte de baixo, as duas correntes são em sentido contrários. Portanto, o ar em cima movimenta-se com maior rapidez, e a pressão é menor; o de baixo desloca-se mais lentamente, a pressão é maior. Desta maneira, a bola é forçada a seguir uma trajetória curva.