FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

MÁQUINAS SIMPLES

A palavra máquina nos lembra um mecanismo complicado como a locomotiva de uma estrada de ferro, o motor de um automóvel, a máquina de lavar roupa etc. Toda máquina, porém, por mais complexa que seja, é sempre constituída por uma combinação de três tipos de máquinas simples: a alavanca, a roldana e o plano inclinado. As máquinas simples são constituídas de uma só peça e são básicas na construção das outras máquinas. Toda máquina é um instrumento utilizado para transmitir a ação das forças, permitindo a realização de um trabalho de maneira mais conveniente.


Que é uma alavanca?
Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra, um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce, você está usando uma alavanca.


Que é uma roldana?
Roldana, ou polia, é uma roda móvel em torno de um eixo passando pelo seu centro, e que tem a contorná-la parcialmente uma corda, ou um cabo flexível, que se encaixa numa escavação apropriada. As roldanas podem ser fixas ou móveis.A roldana fixa tem seu eixo ligado a um suporte qualquer. Em uma das extremidades da corda aplica-se a força motriz e na outra, a resistência.Na roldana móvel, uma das extremidades da corda é presa a um suporte e na outra se aplica a força motriz. A resistência é aplicada ao eixo da roldana.As roldanas fixas facilitam a realização de trabalho simplesmente por mudar a direção da força, permitindo-nos fazer a força na direção mais cômoda para nós. As roldanas móveis facilitam ainda mais o trabalho por nos permitirem usar força menor que o peso que temos a elevar.