FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

MOVIMENTO E REPOUSO

Observe a natureza. Nela, tudo se move não só os animais, que geram seus próprios movimentos, mas também os vegetais e minerais, movidos pelo vento e águas; as folhas e os galhos das árvores; as pedras que rolam nos leitos dos rios; os grãos de areia nos desertos e praias.
Uma estrela imensa como o Sol tem vários tipos de movimento. O mesmo acontece com a Terra, a Lua e todos os planetas e estrelas. Até os rochedos mais pesados e as grandes cordilheiras se movem, pois se encontram na Terra, que está em movimento.
Também no mundo dos seres muito pequenos nada está parado. Se usarmos um microscópio, podemos ver, por exemplo, os minúsculos seres vivos movendo-se em uma gota d'água, ou os movimentos do citoplasma de nossas células. Embora não se consiga vê-los nem com a ajuda dos melhores microscópios, de tão pequenos que são, os átomos que compõem os corpos também estão em constante movimento.
Todos os gases, líquidos e sólidos são formados por átomos ou moléculas em contínuo movimento. Qualquer material, por mais duro que seja (como por exemplo o ferro) é formado por átomos que estão vibrando continuamente. Nos átomos existem partículas milhares de vezes menores que o próprio átomo, chamadas elétrons, que giram em grande velocidade ao redor de núcleos centrais.
Observe atentamente o lugar onde você se encontra agora. Que coisas estão em movimento? Esses movimentos que você está observando são rápidos ou lentos?
Como você sabe se alguma coisa está em movimento?Percebemos que alguma coisa está em movimento quando ela muda de lugar. E é comum observarmos alguma coisa mudando de lugar mais rapidamente do que outra. Se, por exemplo, um pássaro passa, voando na mesma direção em que você está se movimentam, você nota que ele é mais rápido.
Para perceber isso, para chegar a essa conclusão sem pensar muito, você faz uma comparação. Se quisermos pensar sobre movimentos, do ponto de vista físico, o que devemos comparar para decidir se um movimento, é mais rápido, ou mais lento do que outro?