FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O OLHO HUMANO

De maneira simplificada, podemos considerar o olho humano como constituído de urna lente convergente, denominada cristalino, situada na região anterior do globo ocular. No fundo deste globo está localizada a retina, que funciona como um anteparo sensível à luz. As sensações luminosas, recebidas pela retina, são levadas ao cérebro pelo nervo ótico.Quando olhamos para um objeto, o cristalino forma uma imagem real e invertida deste objeto, localizada exatamente sobre a retina e, nestas condições, enxergamos nitidamente o objeto. Embora a imagem formada na retina seja invertida, a mensagem levada ao cérebro faz com que enxerguemos o objeto em sua posição correta.Conseguimos enxergar nitidamente um objeto quer ele esteja mais próximo ou mais afastado de nosso olho. Isto acontece porque a imagem está se formando sempre sobre a retina, qualquer que seja a distância do objeto ao nosso olho. Para que isto ocorra, a distância focal do cristalino deve ser diferente para cada posição do objeto. Este efeito é produzido pela ação dos músculos do olho que, atuando sobre o cristalino, provocam alterações em sua curvatura. Esta propriedade do olho é denominada acomodação visual.

Defeitos na visão
Para muitas pessoas, a imagem de um objeto não se forma exatamente sobre a retina e, assim, estas pessoas não enxergam nitidamente o objeto. O motivo pelo qual isto ocorre pode ser ou uma deformação do globo ocular, ou uma acomodação defeituosa do cristalino.

Em algumas pessoas, a imagem se forma na frente da retina: estas são as pessoas míopes. Para se corrigir este defeito, isto é, para que se tenha a imagem do objeto formada sobre a retina, uma pessoa que tem miopia deve usar óculos com lentes divergentes.

Por outro lado, em outras pessoas, os raios luminosos são interceptados pela retina antes de se formar a imagem (a imagem se formaria atrás da retina). Isso ocorre porque essas pessoas têm um globo ocular mais curto do que o normal (hipermetropia) ou uma perda da capacidade de acomodação do olho com a idade ("vista cansada"). Este defeito é corrigido usando-se óculos com lentes convergentes.