FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

MOMENTO DE UMA FORÇA

Se um corpo suspenso por um fio for afastado de sua posição de equilíbrio e depois abandonado a si mesmo, seu peso provocará uma rotação no sentido de fazer o corpo voltar à posição de equilíbrio.
Quando estamos apertando ou desapertando um parafuso, conseguimos produzir uma rotação, aplicando uma força ao cabo de uma chave.Batendo com o dedo na extremidade de uma das pás de um ventilador desligado consegue-se faze-la girar rapidamente.
Verifica-se assim que uma força, atuando sobre um corpo que tenha a possibilidade de girar em torno de um ponto fixo, pode produzir rotação. A medida da eficiência de uma força no que se refere à tendência de fazer um corpo girar em relação a um ponto fixo chama-se momento da força em relação a esse ponto.
O momento depende somente da intensidade da força e do seu braço de alavanca. Obtém-se o momento de uma força em relação a um ponto multiplicando-se a intensidade da força pela distância do ponto à linha de ação da força.
O conceito de momento (ou torque) é usado, mesmo intuitivamente, com grande freqüência em nossa vida diária. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que fecha uma porta aplicando a força no meio da porta; obterá um efeito de rotação maior se aplicar a mesma força na extremidade da porta. Nessa última situação, a distância da força ao eixo de rotação é maior e, portanto, maior será o momento dessa força, isto é, maior será o efeito de rotação que ela produz.