FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

LEI DOS GASES

Podemos imaginar um gás como sendo constituído por um grande número de moléculas que guardam grandes distâncias entre si, enquanto que os sólidos e os líquidos consistem de átomos e moléculas intimamente unidos. As moléculas de um gás movimentam-se através do espaço como uma saraivada de pequenas balas. De vez em quanto colidem com as paredes do recipiente exercendo uma pressão momentânea. Essa sucessão de choques momentâneos é a pressão que empurra as paredes do recipiente onde o gás está contido. Todos os gases têm o mesmo comportamento quando estão bastante rarefeitos e se encontram a uma temperatura muito maior do que aquela em que se tornam líquidos.
Para caracterizar o estado de uma certa massa gasosa é necessário o conhecimento de três grandezas: a pressão, o volume e a temperatura. Provocando-se uma variação em uma dessas grandezas, verifica-se que, em geral, as outras também se modificam e estes novos valores caracterizam um outro estado do gás. Dizemos que o gás sofreu uma transformação ao passar de um estado para outro.
Todos os gases, principalmente os chamados gases nobres, quando sofrem transformações, obedecem a algumas leis. Essas leis são:

Lei de Boyle-Mariotte - Transformação isotérmica
Quando a temperatura permanece constante, o volume de um gás é inversamente proporcional à pressão.

Lei de Charles e Gay-Lussac - Transformação isobárica
Quando a pressão permanece constante, o volume de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

Lei de Charles - Transformação isométrica
Quando o volume permanece constante, a pressão de um gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

Chama-se gás perfeito, ou gás ideal, aquele que obedece rigorasamente a essas leis sob quaisquer condições. Na realidade não existe nenhum gás assim. O oxigênio, o hidrogênio e o nitrogênio, por exemplo, apresentam-se muito próximo disso, principalmente quando em baixa pressão e alta temperatura.